
Recebi o desafio de criar a nova identidade visual do Centro Clínico Tamîm, na ocasião dos seus 10 anos de história. A relação com o centro não é de agora, a algum tempo criei algumas artes para painéis usados na decoração das salas da clínica.
O processo de criação da identidade visual
A palavra “tamîm”, que dá nome ao centro clínico, vem do hebraico e significa “integro, integridade”. Da mesma forma, o Centro trabalha como uma solução integral para a saúde auditiva e tratamentos relacionados para adultos, crianças, empresas, etc. Ao mesmo tempo, a proposta de oferecer um atendimento focado nos seres humanos e sua integração social.
Esboços iniciais no papel.
A proposta inicial foi buscar uma imagem que transmitisse o conceito de “integridade” através de uma forma circular, onde as diferentes partes convergissem para um mesmo centro, interno e coeso, formando um todo. Uma paleta de cores azul-turquesa foi testada.
Mesmo com um resultado visualmente interessante, o problema do logo original foi a falta de seres humanos na identidade, elemento que deveria ser central, juntamente com o acolhimento afetivo que o espaço oferece. Era um símbolo muito conceitual e pouco humano e afetivo.
Diante disso, mas sem perder a proposta inicial do movimento circular, busquei unir figuras humanas, formando o círculo. O acolhimento afetivo foi identificado através do símbolo de um coração. O processo chegou por fim num símbolo unindo pessoas num mesmo eixo.
Busca de formatos e composições onde fossem as pessoas unidas fossem representadas.
Tipografia
Para transmitir uma identidade leve, elegante e que transmitisse o acolhimento que o Centro oferece, selecionei a fonte “Signika”, mas que passou por por diversas pequenas alterações para ter leveza e elegância.
Paleta de cores
Após a tentativa do uso de cores frias, o caminho foi usar cores mais quentes mas que transmitisse o aconchego e qualidade da clínica. Diante disso a busca foi por cores que pendessem para o dourado, marrom e amarelo, em contraste com o preto fosco.

Resultado
Criação de anúncios para jornais e revistas
A partir da criação da identidade visual, a criação de outros materiais com a identidade aplicada teve sequencia, como a criação de folhas pautadas para uso em escritório, folhetos e especialmente anúncios para jornais.
Anúncio de meia página para veiculação em jornal.
Anúncio pequeno para veiculação em jornal.
Anúncio de rodapé para veiculação em jornal.
Anúncio de meia página para veiculação em jornal, especial de Natal.
Antes e Depois da identidade visual
Confira abaixo algumas comparações entre o antes e depois do trabalho de identidade visual do Centro Clínico Tamîm.
Logotipo antigo x Logotipo novo

Anúncio antigo X Anúncio novo
