Centro Clínico Tâmim – Saúde Auditiva

logotipo Tamîn

Recebi o desafio de criar a nova identidade visual do Centro Clínico Tamîm, na ocasião dos seus 10 anos de história. A relação com o centro não é de agora, a algum tempo criei algumas artes para painéis usados na decoração das salas da clínica.

O processo de criação da identidade visual

A palavra “tamîm”, que dá nome ao centro clínico, vem do hebraico e significa “integro, integridade”. Da mesma forma, o Centro trabalha como uma solução integral para a saúde auditiva e tratamentos relacionados para adultos, crianças, empresas, etc. Ao mesmo tempo, a proposta de oferecer um atendimento focado nos seres humanos e sua integração social.

A proposta inicial foi buscar uma imagem que transmitisse o conceito de “integridade” através de uma forma circular, onde as diferentes partes convergissem para um mesmo centro, interno e coeso, formando um todo. Uma paleta de cores azul-turquesa foi testada.

 

Mesmo com um resultado visualmente interessante, o problema do logo original foi a falta de seres humanos na identidade, elemento que deveria ser central, juntamente com o acolhimento afetivo que o espaço oferece. Era um símbolo muito conceitual e pouco humano e afetivo.

Diante disso, mas sem perder a proposta inicial do movimento circular, busquei unir figuras humanas, formando o círculo. O acolhimento afetivo foi identificado através do símbolo de um coração. O processo chegou por fim num símbolo unindo pessoas num mesmo eixo.

 

Tipografia

Para transmitir uma identidade leve, elegante e que transmitisse o acolhimento que o Centro oferece, selecionei a fonte “Signika”, mas que passou por por diversas pequenas alterações para ter leveza e elegância.

 

 

cores-tamim-referenciaPaleta de cores

Após a tentativa do uso de cores frias, o caminho foi usar cores mais quentes mas que transmitisse  o aconchego e qualidade da clínica. Diante disso a busca foi por cores que pendessem para o dourado, marrom e amarelo, em contraste com o preto fosco.
cores-tamim

Resultado

Criação de anúncios para jornais e revistas

A partir da criação da identidade visual, a criação de outros materiais com a identidade aplicada teve sequencia, como a criação de folhas pautadas para uso em escritório, folhetos e especialmente anúncios para jornais.

Antes e Depois da identidade visual

Confira abaixo algumas comparações entre o antes e depois do trabalho de identidade visual do Centro Clínico Tamîm.

Logotipo antigo x Logotipo novo

antes-depois-tamim-logotipo

Anúncio antigo X Anúncio novo

antes-depois-tamim-anuncioMeiapag

Anúncios