As 3 tendências que os profissionais de comunicação devem prestar atenção em 2015, segundo o Google

O Google sempre lança as suas tendências estruturadas em bases a estudos e pesquisas do ano anterior. Para 2015, as tendências para os profissionais de comunicação digital e marketing do Google podem ser resumidas nos três tópicos listados e comentados abaixo.

Naturalmente o que o Google vê como tendência para o ano são tendências que vão ganhar um melhor destaque a partir deste ano e vão ser cada vez mais implementadas e fazer parte do planejamento das empresas e consultorias de marketing e comunicação digital.

A chamada “internet das coisas”, dispositivos conectados comunicando-se e coletando informações, a nossa relação cada vez mais dinâmica com os dispositivos móveis e a velocidade da vida digital é o que tem lugar nestas três tendências para 2015 segundo o Google. Confira:

1. AS PLATAFORMAS CONECTADAS ESTÃO EMERGINDO

Os profissionais de comunicação devem ter o futuro em mente e perceber que os objetos conectados irão gerar mais dados e devem ser utilizados para criar melhores experiências. Recomendações devem ter como base as preferências. Explorar a tecnologia programática para entregar anúncios relevantes em tempo real. Utilizar insights gerados por dados para melhorar ainda mais o nível de atendimento ao consumidor e às comunidades criadas e cultivadas na comunicação digital.

2. O DISPOSITIVO MÓVEL DÁ FORMA À “MINHA INTERNET”

O profissional de comunicação deve ter em mente que o dispositivo móvel é o controle remoto das nossas vidas. Lembra-se daquela história da “segunda tela”? Em 2014 a segunda tela já está mais que estabelecida, agora a tendência é ela evoluir em nível de interatividade e expectativa dos usuários. Ter certeza de que os clientes tem uma ótima experiência com a marca ou comunidade gerida através dos smartphones. Fazer uso de contextos para tornar a experiência ainda melhor, ou seja, entregar conteúdo relacionando a sua localização, anúncios com inventário local e compras em um único clique.

3. O DIGITAL AUMENTA AINDA MAIS A VELOCIDADE DA VIDA

Os profissionais de comunicação devem compreender que os consumidores esperam conseguir o que desejam no momento em que querem. Pensar sobre o que isso significa para o negócio gerido – atendimento 24 horas? Entrega on demand? Estratégia de palavras-chave mais compreensiva? Fazer as interações acontecerem de forma mais rápida, simples e fácil. É fundamental ter certeza de que estas interações são úteis em todos os momentos.

O Google utilizou os dados das mais de 100 bilhões de buscas realizadas por mês para identificar as principais tendências em tecnologia para este ano. Os resultados trazem insights valiosos quanto ao interesse do consumidor nesse segmento. Entre os destaques: objetos conectados que atuam como plataformas, drones, smartphones e câmeras em HD ultraleves.

Confira as tendências em tecnologia no infográfico completo:

3 tendencias tecnologicas que os profissionais de comunicacao precisam acompanhar em 2015 - Google

Anúncios